A Secretaria Municipal da Fazenda de Paranaguá anunciou que está realizando atualizações no sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), com o objetivo de alinhar o município às mudanças trazidas pela Reforma Tributária do Consumo, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023 e regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025.
Mesmo com as alterações em andamento, o município continuará utilizando o emissor próprio da NFS-e, permitindo que as empresas locais sigam operando normalmente pelo portal da Prefeitura ou através de integração via webservice.
Entre as principais novidades, está a atualização do layout da nota fiscal, que passará a contar com novos campos específicos para os tributos criados pela Reforma — o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
O novo modelo da NFS-e municipal ainda está em desenvolvimento, mas será divulgado com antecedência para que os contribuintes possam realizar os ajustes necessários em seus sistemas de emissão.
A Prefeitura de Paranaguá reafirma seu compromisso com a transparência, a modernização da gestão tributária e a simplificação do cumprimento das obrigações fiscais, contribuindo para um ambiente de negócios mais eficiente e em sintonia com as novas diretrizes nacionais.